O amor é a força propulsora do universo
Nossa Missão
Contribuir para o despertar da autoconsciência e da autodeterminação do ser humano

Projetos

A Fundação Lar Harmonia - FLH, criada em 1995, tem como objetivo assistir famílias em situação de risco social e, em particular, proporcionar a formação educacional, profissional e espiritual de crianças e jovens, convicta de que a junção de esforços e o empenho de toda a sociedade são determinantes para a transformação integral e conseqüente melhoria das condições de vida do ser humano.

Norteada por essa certeza, estabeleceu como projetos básicos:

1. Manutenção do Centro Espírita Casa de Redenção Joanna de Ângelis

Objetivo: Construir e manter o Centro Espírita Casa de Redenção Joanna de Ângelis - CECRJA para divulgação e estudo do Espiritismo, no qual crianças, jovens e adultos recebam orientação, esclarecimento e apoio para formação e consolidação de valores espirituais e cristãos.

Executado desde 1994, antes mesmo da criação da FLH, esse projeto decorre da iniciativa de um grupo de voluntários de formação espírita que ali desenvolviam regularmente suas atividades, contando com um número expressivo de freqüentadores.

A FLH assumiu a responsabilidade de manter financeiramente o CECRJA, a partir de janeiro de 1995, de comum acordo com sua Diretoria e respeitando sua autonomia, cuidando das necessidades administrativas. É de sua responsabilidade as despesas com água, luz, limpeza, material de expediente, conservação, impostos e taxas legais.

Estágio do projeto – O CECRJA continua mantido pela Fundação, desenvolvendo as atividades a que se propôs, com uma freqüência semanal média de 600 pessoas.

2. Projeto Unidade de Promoção Social ou Pólo Assistencial Francisco de Assis

Objetivo: Criar e manter uma Unidade de Promoção Social que propicie assistência médica, psicológica, odontológica, nutricional e social a famílias em situação de risco social.

Executado desde 1995, anteriormente à constituição legal da FLH, o Pólo Assistencial Francisco de Assis trabalha para integrar as famílias à sociedade. As famílias cadastradas recebem gratuitamente assistência médica, odontológica, psicológica e nutricional, além de orientação para buscar meios de ascensão social.

A assistência médica e odontológica é prestada gratuitamente por profissionais conveniados, em seus respectivos consultórios, A FLH, além de contar com profissionais voluntários, firmou convênios com clínicas e laboratórios para atendimento médico e odontológico.

A assistência psicológica é prestada por profissionais da FLH e, mediante convênio, pelos serviços de Psicologia de universidades, nas dependências da FLH e, quando necessário, na casa da família.

Sempre que necessite, e por um período delimitado, a família recebe uma cesta básica mensal.

Para execução dessas atividades a FLH mantém convênio com o Lar Fabiano de Cristo/RJ e com a Secretaria de Trabalho e Bem Estar Social/Ba, que contribuem com parte das despesas.

Estágio do projeto – Atende atualmente cerca de 200 famílias, que recebem cesta básica, orientação social, assistência médica, odontológica, psicológica e educacional.

3. Projeto Escola Integral Allan Kardec

Objetivo: Construir e manter uma Escola em tempo integral, que propicie a alfabetização e o Ensino Fundamental a crianças e jovens carentes.

Tendo início em 1996, conforme autorização da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (Portaria nº 124/96 – DO do Estado de 18.3.1996),a Escola Integral Allan Kardec - EIAK promove gratuitamente, à criança em situação de risco social, o Ensino Fundamental (5ª a 8ª série) e reforço escolar.

Sua filosofia de ensino se fundamenta na visão do ser humano como responsável pelo seu processo de transformação, despertando-lhe o espírito crítico e sua integração efetiva na sociedade.

Visa proporcionar ao aluno o acesso à educação de qualidade, necessária ao seu pleno desenvolvimento, compreendido pelos aspectos físico, emocional, sócio-afetivo, espiritual e intelectual, como condição fundamental para o autoconhecimento, a auto-realização, a preparação para o exercício de um papel social produtivo e a sua perfeita integração à sociedade.

A formação dos corpos docente, discente e técnico-administrativo, assim como a filosofia do projeto educacional da EIAK, têm como ponto de partida o homem, seu significado, suas relações com o outro e com o mundo.

O homem, holisticamente, busca compreender que o conhecimento é um processo permanente, e que a sua evolução pessoal, a sua estabilidade e segurança, dependem da sua capacidade de lidar com as dificuldades e superá-las, numa contínua interação com o meio em que vive.

Nesse contexto, quanto mais o homem conhece criticamente as condições concretas da sua realidade mais apto estará para abrir possibilidades novas, tornando-se o sujeito que age, interage, transforma, cresce, liberta-se, porque confia em si mesmo, tornando-se autônomo e responsável.

Assim, a educação que se busca é aquela que propicie ao indivíduo a oportunidade de estar no mundo para apreendê-lo, compreendê-lo, assimilá-lo e, através de ações e reflexões e de uma atuação consciente, eficaz e equilibrada, tornar-se agente de modificações condizentes com a sua evolução como indivíduo e como cidadão.

A transformação implica não só numa ação pessoal, única, irrepetível, mas também interdependente, uma vez que, ao estar no mundo, o homem está em interação contínua com a natureza, com os seus semelhantes, com o meio social, com valores e crenças.

Há que se enfatizar ainda que nessa concepção de educação, o papel do educador é fundamental. Ele se constitui no parceiro do educando; não se coloca como um antagonista, como o que ensina, define conteúdos, estabelece o certo e o errado; mas aquele que facilita ao educando a sua aprendizagem, estimula a sua criatividade, a busca, o operar, o refazer. O educador deve ter uma atitude de responsabilidade, de domínio do conhecimento para respeitar as mudanças qualitativas do educando, acompanhando e avaliando seus estágios de desenvolvimento orgânico, psicológico, social e de suas estruturas cognitivas, dependentes de fatores como maturação, experiência e ambiente social.

Enfim, a diretriz básica da Escola é educar no sentido de, principalmente, cultivar a paciência, a humildade, a tranqüilidade, o equilíbrio, a harmonia e, sobretudo, o amor. Isso porque educar é amar, é transcender os limites do corpo, é enxergar o espírito em sua essência, facilitando ao indivíduo alcançar sua plena realização, na dualidade corpo/espírito e, assim, contribuir para uma sociedade mais igualitária, justa, solidária, cristã.

O ensino será gratuito e a escola fornecerá material escolar, fardamento, transporte, alimentação diária, além dos benefícios oferecidos pela UPS.

Estágio do projeto – A EIAK funciona com quatro turmas de 25 alunos cada, num total de 100 crianças, e é administrada conjuntamente, mediante convênio, com a Secretaria Municipal de Educação. Gratuitamente, a criança recebe material escolar, fardamento, transporte, alimentação; recebe também assistência médica, odontológica e psicológica que é estendida à família.

4. Projeto Editora e Distribuidora de Livros Harmonia

Objetivo: Fundar uma editora e distribuidora de livros para divulgação dos ideais adotados pela FLH.

A Editora e Distribuidora Harmonia - EDH são responsáveis, respectivamente, pela edição, venda e distribuição de livros que visem esclarecer e educar o ser humano. Os livros por ela editados devem estar de acordo com seus princípios e, sempre que possível, terão seus direitos autorais cedidos para custeio das obras sociais da FLH.

Estágio do projeto – A Editora Harmonia é detentora dos direitos autorais dos seguintes livros:

Psicologia do Evangelho (Adenáuer Novaes) – Editado em 1999, já se encontra em preparo a quarta edição. O livro aborda O Evangelho numa visão espírita e psicológica. Analisa os capítulos de O Evangelho Segundo o Espiritismo de acordo com a Psicologia Analítica.

Psicologia do Espírito (Adenáuer Novaes) – Editado em 2000, encontra-se na segunda edição (2004). A primeira data de 2000. O livro trata do Espírito enquanto ser criado por Deus e de suas funções de realidade. Aborda a questão das inteligências múltiplas e da psicopatologia e obsessão numa perspectiva psicológica e espiritual.

Psicologia e Espiritualidade (Adenáuer Novaes) – Editado em 1999, já se encontra na terceira edição (2003). Sintetiza os mais diversos problemas humanos numa visão psicológica e espírita, apontando soluções e demonstrando o valor da busca da espiritualidade. Procura levar o leitor à conciliação entre a Psicologia e o sentido espiritual do ser humano.

Psicologia e Mediunidade (Adenáuer Novaes) – Editado em 2002, tenta estabelecer uma ponte entre o espiritual e o psicológico, apresentando a mediunidade como uma faculdade que deve ser utilizada pelo ser humano nas diversas atividades da vida. A mediunidade é um dos instrumentos de que dispõe a mente humana para o acesso ao inconsciente, permitindo que a realização pessoal se dê com a inserção do espiritual.

Sonhos – Mensagens da Alma (Adenáuer Novaes) – Editado em 1998, já se encontra na terceira edição (2005). Apresenta um estudo sério a respeito dos sonhos, considerando-os como recados ao sonhador. Introduz o leitor no mundo onírico, mostrando sua importância para o desenvolvimento psíquico e espiritual com uma análise comparada, esclarecendo o pensamento espírita a respeito.

Filosofia e Espiritualidade: uma abordagem psicológica (Adenáuer Novaes) – Editado em 2004. O autor analisa a evolução do pensamento da humanidade, trazido pelos mais diversos pensadores, sob uma perspectiva psicológica e espiritual. Encontram-se referências filosóficas de temas constantes em O Livro dos Espíritos. O psiquismo humano é considerado como instrumento flexível e moldável às idéias coletivas que nortearam o pensamento em várias épocas.

Evangelho e Família (Adenáuer Novaes) – Editado em 2002, teve sua segunda edição em 2004. O Evangelho é um roteiro para a família harmonizada. Não há fórmula padrão para a solução dos conflitos psíquicos, pois cada mente tem seus próprios processos que a colocaram na situação em que se encontra.

Alquimia do Amor: depressão, cura e espiritualidade (Adenáuer Novaes) – Editado em 2004. O autor faz um estudo profundo a respeito da depressão, apresentando seus principais sintomas, suas causas e formas de tratamento. Procura desmistificar a depressão, estabelecendo as diferenças em relação a outros estados de consciência, visando um diagnóstico mais preciso. Considera a depressão como um processo de auto-erotização e de alquimia de energias internas. O enfoque é psicológico e espírita.

Reencarnação: processo educativo (Adenáuer Novaes) – Editado em 1995. Teve sua segunda edição revisada e ampliada em 1997 e a terceira em 2003. Trata de questões ligadas à evolução do Espírito buscando esclarecer que a reencarnação não é um processo punitivo, mas apenas um mecanismo educativo. O livro contém informações atualizadas sobre os vários aspectos inerentes à reencarnação.

Conhecendo o Espiritismo: um curso básico (Adenáuer Novaes) – Editado em 1998, teve sua segunda edição lançada em 2003. Apresenta o Espiritismo numa linguagem simples para aqueles que se iniciam no seu estudo. É utilizado como manual no Curso Básico de Espiritismo. Apresenta os princípios básicos do Espiritismo de forma a facilitar o estudo e a compreensão de sua importância para o ser humano.

Mito Pessoal e Destino Humano (Adenáuer Novaes) – Editado em 2005. Trata da análise do perfil da vida humana em seus aspectos macros e das experiências que formam o existir. No seu conteúdo, o autor apresenta uma idéia do destino pessoal e de como é traçado pelo espírito. Contém também algumas formas de se enxergar o mito pessoal vivido e como alterá-lo.

Amor Sempre (Adenáuer Novaes) – Editado em 1997, teve sua segunda edição lançada em 2001. O livro sintetiza as várias formas de amor numa linguagem simples e direta que toca o coração. É dedicado a todos que fizeram prevalecer em sua vida o sentimento do amor a Deus, à vida, ao próximo e a si mesmo.

Felicidade sem Culpa (Adenáuer Novaes) – Editado em 2001, encontra-se na quarta edição (2004). Trata da felicidade como um estado de espírito alcançável mediante a libertação das culpas acumuladas pelo indivíduo em suas existências. É um livro destinado àqueles que buscam a felicidade e que necessitam se desligar de culpas que atrapalham sua felicidade.

Jung e a Mediunidade (Djalma Argollo) – Editado em 2004. Trata das experiências e opiniões de Jung no que diz respeito aos fenômenos mediúnicos, cuja ação sentiu em si, em sua família e em vários de seus pacientes. Trata de suas experiências e opiniões nesse último campo. Aceitou ele a imortalidade da alma, a comunicação dos mortos e a reencarnação? Essa obra vai contribuir para que o leitor tire suas próprias conclusões a respeito.

Encontro com Jesus (Djalma Argollo) – Editado pela primeira vez em 2005. Jesus era uma pessoa alegre e feliz. Valorizava o mundo como Criação de Deus e usava dos seus recursos de maneira equilibrada e sem fanatismo. Sentava-se à mesa dos banquetes que lhe ofereciam ou que lhe proporcionavam - como a última ceia - e comia e bebia sem qualquer prurido de fanatismo ou doentia exaltação religiosa.

O Livro dos Espíritos (Allan Kardec – Tradução Djalma Argollo) – Editado em 2007. Publicado pelo educador francês Allan Kardec, em 18 de abril de 1857, é a obra básica do espiritismo. Trata da imortalidade da alma, da natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, das leis morais, da vida presente, da vida futura e do porvir da Humanidade, conforme ensinado pelos Espíritos. Apresenta-se na forma de perguntas e respostas, incluindo comentários de Allan Kardec. À sua publicação, seguiram-se: O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.

Religião Pessoal (Adenáuer Novaes) - Editado em 2007. Este livro trata de religiosidade e das expressões relacionadas ao sagrado, referentes à marca religiosa na mente humana. Trata de Deus e das formas como o Criador é buscado. No interior da alma humana há algo profundo e misterioso que o ser humano chama de Eu ou de Deus interno. É esse mistério que o autor procura desvendar.

Quando o Amor veio à Terra (Djalma Argolo) - Editado em 2007. É uma oportunidade inédita e extraordinária de conhecer a vida e a mensagem de Jesus, enunciadas por aqueles que conviveram com a expressão mais viva do AMOR, sob forma humana. Cada capítulo é uma viagem no tempo, inundada de emoções e das circunstâncias as época, incluindo o aspecto espiritual, que foi transmitida por diferentes narradores, tornando possível mergulhar-se no infinito AMOR daquele que, de forma consciente, expressou, com a sua própria vida, os objetivos nobres e essências para humanidade, revelando, nos seus gestos, atos e palavras, o caminho da transformação dos homens, pautando na paz, na simplicidade, na verdade e, sobretudo, no AMOR.

5. Projeto Creche Escola Teresa Cristina

Objetivo: Construção e manutenção de uma Creche Escola para menores carentes cujas mães que trabalhem possam deixar seus filhos sob cuidados profissionais.

Executado desde 2002, esse projeto se estruturou a partir da percepção do crescente número de crianças mendigando nas ruas e pela falta de espaços públicos escolares.

A Creche Escola Teresa Cristina – CETC objetiva atender crianças carentes até 12 anos de idade, oferecendo educação infantil, alimentação, assistência psicológica e médica, permitindo que suas mães trabalhem. Gratuita, atende preferencialmente mães que trabalham e famílias com renda familiar até dois salários mínimos.

A população atendida, dada à localização do projeto, situa-se no Bairro da Paz e adjacências, que se caracteriza por sub-habitações de baixa renda sem os serviços essenciais de água, esgotamento sanitário e demais equipamentos comunitários.

Estágio do projeto – Funcionando em tempo integral, atende 226 crianças.

6. Projeto Oficinas Profissionalizantes Bezerra de Menezes

Objetivo: Criação e manutenção de oficinas profissionalizantes visando à formação de jovens técnicos em diversas profissões. Oficinas Bezerra de Menezes.

Iniciado desde 1998, as oficinas objetivam proporcionar o aprendizado técnico a adolescente em situação de risco social, de forma a inseri-los no mercado profissional de trabalho, tendo em vista o crescente número de jovens na puberdade ingressando na marginalidade. Acresce a isso, a insuficiência de espaços públicos profissionalizantes, a evasão escolar na adolescência e a crescente oferta de drogas ilícitas.

Serão oferecidos futuramente cursos de editoração, eletrônica, serigrafia, costura, piso e rejuntamento, esporte e lazer, e contabilidade.

Estágio do projeto – Encontram-se em funcionamento dez oficinas.Os cursos de informática, balé, crochê, culinária, alfabetização de adultos, empreendedorismo, sisal, bijouteria, pintura, música e teatro já estão em funcionamento no prédio construído também para tal finalidade.

7. Projeto Centro Espírita Harmonia

Objetivo: Construção e manutenção do Centro Espírita Harmonia, centro espiritual de desenvolvimento pessoal e campo de pesquisas psicológicas e espirituais.

Em execução desde 2001, esse projeto foi criado para atender às necessidades de conciliar uma proposta espírita com uma visão psicológica do mundo. O Centro Espírita Harmonia - CEH é um espaço de divulgação, pesquisa e vivência do Espiritismo. Dentre seus trabalhos, procura-se favorecer a realização de atividades que propiciem a aproximação entre a Psicologia e o Espiritismo. O CEH é um centro espiritual de desenvolvimento pessoal e campo de pesquisas psicológicas e espirituais.

A FLH assumiu a responsabilidade de manter financeiramente o CEH, de comum acordo com sua Diretoria e respeitando a autonomia administrativa, cuidando das necessidades administrativas. É de sua responsabilidade as despesas com água, luz, limpeza, material de expediente, conservação, impostos e taxas legais.

Estágio do projeto – O CEH ainda funciona em dependências da Fundação Lar Harmonia. Desenvolve as seguintes atividades: estudo de Evangelho, Curso Básico de Espiritismo, reunião mediúnica, trabalho de Cura e grupo de estudos, além de passes às crianças.

8. Núcleo Jurídico e de Cidadania Maria Terezinha Ferraz Freire de Novaes.

Objetivo: Implantar um núcleo jurídico para prestar assistência jurídica gratuita à população assistida pela Fundação Lar Harmonia; desenvolver estudos na área do direito, visando o aprofundamento em temas fronteiriços que requeiram um olhar espírita; prestar apoio à população atendida pela fundação em questões de cidadania; e prestar assistência jurídica à Fundação no que concerne aos aspectos legais da instituição.

Ainda de acordo com esses objetivos, o Núcleo Jurídico desenvolve mensalmente (geralmente no primeiro sábado de cada mês) palestras em que são abordados temas jurídicos diversos e, quadrimestralmente, realiza debates profundos, sob forma de júri simulado, com a participação de diversos profissionais.

Criado em 9 de julho de 2005, atualmente, o Núcleo conta com a participação direta de diversos advogados, juízes da esfera estadual, federal e do trabalho, promotores de justiça, estudantes e demais operadores do direito, contando também com a parceria do Ministério Público do Estado da Bahia. Todos se empenhando em prestar melhores esclarecimentos à referida população carente a respeito dos seus direitos, sobretudo em temas ligados à cidadania, preocupando-se primordialmente com uma prestação de assistência jurídica gratuita de qualidade, de modo a ampliar a área de promoção social da Fundação Lar Harmonia.

Estágio do projeto – Conta com cerca de 40 voluntários e ajuda diversas famílias carentes através do atendimento no Balcão de Justiça e Cidadania.

9. Projeto Ambulatório Médico Eurípedes Barsanulfo

Objetivo: Construção e manutenção de um ambulatório médico para prestar atendimento à população que habita a região do Bairro da Paz, Alto do Coqueirinho, Baixa do Tubo e adjacências, aproximadamente 55.000 pessoas. A escolha do local se deve ao baixo IDH e a renda per capita de meio salário mínimo.

A Fundação Lar Harmonia, visando diminuir as conseqüências acarretadas pela carência na área de saúde pública, resolveu construir o Ambulatório Médico Eurípedes Barsanulfo. O ambulatório contará com diversas especialidades médicas visando atender a população carente e em risco social. O ambulatório é mais um dos projetos da Fundação no sentido de reduzir o déficit nos serviços públicos de promoção social da população carente.

O prédio do ambulatório médico terá as seguintes especialidades médicas: ginecologia e obstetrícia, pediatria, cirurgia geral, clínica geral, cardiologia, urologia, ultra-sonografia, oftalmologia, odontologia e pequenos procedimentos médicos. Tais especialidades são aquelas identificadas com de maior demanda pela população alvo.

Estágio do projeto – em construção.

10. Projeto Lar Harmonia

Objetivo: Construção e manutenção do Lar Harmonia para morada de idosos em busca de retiro espiritual e espaço de convivência social.

Esse projeto objetiva a construção e manutenção do Lar Harmonia para morada de idosos em busca de retiro espiritual e espaço de convivência social. Objetiva proporcionar a assistência aos idosos em busca de recolhimento espiritual e socialização.

Estágio do projeto – Não iniciado.
 

@larharmonia No dia 02/06, Domingo, às 17h, estaremos juntxs no Forró Harmonia! Adquira seu ingresso na Livraria da Fundação Lar… https://t.co/TTumQjypth
Enviado em: 21/05/2019 | 10:00:33
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Enviado em: 18/05/2019 | 11:36:09
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