O amor é a força propulsora do universo
Nossa Missão
Contribuir para o despertar da autoconsciência e da autodeterminação do ser humano

Unidades de Serviços

Escola Allan Kardec

A EIAK, gratuita, funciona, em tempo integral, desde 1996, mediante autorização da Secretaria de Educação do Estado da Bahia através da Portaria nº 124/96, publicada no Diário Oficial do Estado de 18.3.1996. Oferece, à criança em situação de risco social, ensino fundamental (5ª à 8ª série) e reforço escolar. Sua filosofia se fundamenta na visão do ser humano como responsável pelo seu processo de transformação, despertando-lhe o espírito crítico e sua integração efetiva na sociedade.

Tem como objetivo proporcionar, ao aluno, o acesso à educação de qualidade, necessária ao seu pleno desenvolvimento, compreendido pelos aspectos físico, emocional, sócio-afetivo, espiritual e intelectual, como condição fundamental para o autoconhecimento, auto-realização, preparação para o exercício de um papel social produtivo e a sua perfeita integração à sociedade.

A formação dos corpos docente, discente e técnico-administrativo e toda a filosofia do projeto educacional da Escola tem como ponto de partida o homem, seu significado, suas relações com o outro e com o mundo. O homem enfocado como um todo, nas dimensões física, psicossocial e espiritual, que aprende para se adaptar e transformar-se, para compreender que o conhecimento é um processo permanente e que a sua evolução pessoal, estabilidade e segurança dependem da sua capacidade de lidar com as dificuldades e superá-las, numa contínua interação com o meio em que vive. Nesse contexto, quanto mais o homem conhece criticamente as condições concretas da sua realidade, mais apto estará para abrir possibilidades novas, tornando-se o sujeito que age, interage, transforma, cresce, liberta-se, porque confia em si mesmo, tornando-se autônomo e responsável.

Assim, a educação que se busca é aquela que propicie ao indivíduo a oportunidade de estar no mundo para apreendê-lo, compreendê-lo, assimilá-lo e, através de ações, reflexões e de uma atuação consciente, eficaz e equilibrada, tornar-se agente de modificações condizentes com a sua evolução como indivíduo e como cidadão. A transformação implica não só numa ação pessoal, única, que não se repete, mas também interdependente, uma vez que, ao estar no mundo, o homem está em interação contínua com a natureza, com os seus semelhantes, com o meio social, com valores e crenças.

Há que se enfatizar ainda que, nessa concepção de educação, o papel do educador é fundamental. Ele se constitui no parceiro do educando. Não se coloca como um antagonista, como o que ensina, define conteúdos, estabelece o certo e o errado, mas aquele que facilita ao educando a sua aprendizagem, estimula a sua criatividade, a busca, o operar, o refazer. O educador deve ter uma atitude de responsabilidade, de domínio do conhecimento, para respeitar as mudanças qualitativas do educando, acompanhando e avaliando seus estágios de desenvolvimento orgânico, psicológico, social e de suas estruturas cognitivas, dependentes de fatores como maturação, experiência e ambiente social.

Enfim, a diretriz básica da Escola é educar no sentido de, principalmente, cultivar a paciência, a humildade, a tranqüilidade, o equilíbrio, a harmonia e, sobretudo, o amor. Porque educar é amar, é transcender os limites do corpo, é enxergar o espírito em sua essência, facilitando ao indivíduo alcançar sua plena realização, na dualidade corpo/espírito e, assim, contribuir para uma sociedade mais igualitária, justa, solidária, cristã.

Atualmente a Escola tem quatro turmas com aproximadamente 25 alunos cada, num total de 100 crianças, e é administrada conjuntamente, mediante convênio, com a Secretaria Municipal de Educação. Fornece, gratuitamente, às crianças, material escolar, fardamento, transporte, alimentação e assistência médica, odontológica e psicológica, que é estendida à família.

@larharmonia “Iluminação Interior” é o tema do próximo seminário que a Fundação Lar Harmonia realizará no dia 27 de agosto, das… https://t.co/pFypON689b
Enviado em: 18/08/2017 | 22:00:30
@larharmonia Você sabia que, iniciado em 13/06/2015, o Projeto “Cuidando do Idoso” é uma das ações desenvolvidas pela Fundação L… https://t.co/eauVM7Nosu
Enviado em: 18/08/2017 | 13:02:06
Rua Deputado Paulo Jackson, Nº 560 - Piatã - Salvador-BA - Cep: 41650-020
Tel.: 71 3286-7796 - Email: atendimento@larharmonia.org.br
2012 - 2017. Lar Harmonia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo | Agência Digital