top of page

NÚCLEO DE PSICOLOGIA PSI HARMONIA

O Núcleo de Psicologia PsiHarmonia presta atendimentos psicoterápicos à população carente de Salvador, principalmente àquela localizada em seu entorno, e é um motivador, proporcionador e multiplicador do saber psicológico teórico e prático. Ele foi idealizado pelo psicólogo Adenáuer Novaes, um dos fundadores da Fundação Lar Harmonia.

PSI.jfif

MISSÃO DO NÚCLEO


Proporcionar atendimento psicológico gratuito e voluntário às pessoas de baixa renda – com ênfase nas crianças da Creche-Escola Teresa Cristina – contribuindo para a formação de profissionais e ampliando o saber psicológico.

 

VISÃO DO NÚCLEO


Ser um centro de referência em atendimento, formação e saber psicológico, tendo o corpo de profissionais comprometidos com a excelência nos atendimentos.

 

BREVE HISTÓRICO

 

Após a experiência do trabalho pontual de atendimento terapêutico às crianças da Escola Integral Allan Kardec, realizado em parceria com a UFBA (1996), a ideia da criação de um Núcleo de Serviço com finalidade de realizar atendimentos psicoterapêuticos gratuito para a população em risco social, começou a ser elaborada.

Em 2002, foi constituído o Núcleo de Psicologia PsiHarmonia.  A equipe era formada por oito voluntários, entre psicólogos, terapeutas e estudantes, e dispunha de uma sala para os atendimentos. A convite da Fundação, duas psicólogas assumiram a coordenação dos trabalhos, que tinham como propósito inicial a prestação de assistência psicológica aos alunos da Creche Escola Teresa Cristina, da Escola Allan Kardec e à população carente do Bairro da Paz, Alto do Coqueirinho e Baixa do Tubo.

Ao longo dos anos, constatou-se um aumento significativo na demanda pelos serviços e o PsiHarmonia buscou ampliar o seu quadro de voluntários, inclusive, através da realização de convênios com instituições de ensino de nível superior, administradoras de cursos de Psicologia.

Em 2008, em reconhecimento a excelência dos serviços prestados, a expertise teórica e prática do Núcleo, a crescente procura pelos atendimentos e a constante demanda por estágios e voluntariado, o PsiHarmonia passou a ocupar um andar com oito salas para atendimentos clínicos e demais estruturas de apoio. Em 2009, a equipe de coordenação foi ampliada para fazer face à demanda e à diversidade de serviços oferecidos.

 

SERVIÇOS ATUALMENTE DISPONIBILIZADOS

  • Triagem de pacientes

  • Psicoterapia para crianças, adolescentes, adultos, idosos e casais.

Obs.: O Núcleo não realiza atendimentos psicopedagógicos e não faz avaliações psicológicas fora do tratamento psicoterápico.

PARA SER ATENDIDO/A NO NÚCLEO

 

É necessário agendar Entrevista de Triagem. A agenda é aberta no primeiro dia útil do mês e rapidamente é preenchida. Telefone para contato: (71) 3038-7368, das 08:00hs às 16:30h, com intervalo de almoço. Por se tratar de Central Telefônica, a linha não dá sinal de ocupada.

 

PARA ESTAGIAR, SE VOLUNTARIAR E OBTER OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O PSIHARMONIA

Enviar e-mail para psicologia@larharmonia.org.br

 

EQUIPE DE COORDENAÇÃO

  1. Adenáuer Novaes, CRP-03/02052 – idealizador do Núcleo.

  2. Ângela Simões, CRP-03/0294 – coord. desde Jan/2009.

  3. Marcia Xavier, CRP-03/04155 – coord. desde Jan/2009.

  4. Dayse Reis, CRP-03/9000 – coord. desde Fev/2020.

  5. Anderson Fontes, CRP-03/6680 – coord. desde Dez/2022

 

MENÇÕES

 

  1. Profa. Analícia Calmon – UFBA (1996)

  2. Lucy Regis, CRP-03/01994 – ex-coord. (2002 a 2010)

  3. Camila Novaes, CRP-03/03652 – ex-coord. (2002 a 2010)

  4. Convênios: UNIFACS, UNIRB, UNIME de Lauro de Freitas, UNIFTC e UNINASSAU.

 

SERVIÇOS DESCONTINUADOS

 

• Grupo de Psicologia Social − palestras pontuais nas comunidades carentes (2008);  • Grupo Arco-íris − trabalhos com alunos da Creche Escola (mar/2009 a abr/2012); • Grupo UNIARTE − formado por arteterapeutas, trabalhos com alunos da Creche Escola (mai/2009 a nov/2014); • Grupos Equipe da Creche – encontros para acolher a demanda grupal, ampliar conhecimentos e promover o bem-estar psíquico-social (mar/2010 a nov/2011 e abr/2013 a ago/2014); • Grupo de Psicodrama – atividade grupal com mulheres (abr/2015 a abr/2016); • Grupo de Treino de Consciência Fonológica – desenvolvimento da capacidade de aprendizagem dos alunos da Creche Escola (mai a nov/2010).

bottom of page