PROMOÇÃO SOCIAL
Proporciona um trabalho de acompanhamento à famílias expostas ao risco social, desenvolvendo ações em prol da promoção social e da cidadania plena das mesmas, atendidos no seu aspecto biopsicossocial através de atuação ética por meio de programas realizados por assistente sociais e por um grupo multidisciplinar de voluntários, funcionários e parceiros.
Executa serviços, programas e projetos de proteção social básica de caráter continuado e preventivo às famílias do território abraçado, no sentido de estabelecer/restabelecer as condições de se tornarem sujeitos de direitos, produtivos e participativos na sociedade, conforme estabelece a Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei Orgânica de Assistência Social, o SUAS e o Estatuto do Idoso.
1. Desenvolver uma prática baseada no respeito à vida e à dignidade humana, sem qualquer forma de preconceito ou discriminação.
2. Trabalhar com a família em toda a sua diversidade, como unidade de atenção integral, para a emancipação de seus membros e da comunidade.
3. Identificar demandas coletivas da comunidade e por segmento social: crianças, adolescentes, trabalhadores, mulheres, idosos, portadores de necessidades especiais, usuários abusivos de substâncias psicoativas.
4. Observar as demandas individuais como forma de promoção da família.
5. Contribuir para a socialização de informações que beneficiem as famílias e seus membros.
6. Realizar serviços de proteção e atendimento integral à família, através de entrevistas de diagnóstico e acompanhamento, visitas domiciliares e encaminhamentos sócio-assistenciais;
7. Contribuir para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
8. Desenvolver trabalhos de grupos e atendimentos individuais.
9. Realizar inserção de famílias para recebimento de cestas básicas, mediante a avaliação do contexto familiar e sócio econômico, assim como sua exclusão.
10. Participar quinzenalmente da execução de Grupos de Inclusão no Mercado de Trabalho, de Convivência e de Terapia Comunitária.
11. Desenvolver atividades em proteção à criança e o adolescente.
12. Desenvolver atividades em proteção ao idoso através do Lar de Idosos Fabiano de Cristo.
13. Encaminhar os usuários aos serviços disponíveis na instituição, na comunidade e nos programas assistenciais em todas as esferas do governo.
O Núcleo de Promoção Social também responde pelo encaminhamento das famílias aos demais serviços prestados diretamente pela Fundação, incluindo o Ambulatório Médico e Odontológico, Núcleo Jurídico e de Cidadania e Núcleo de Psicologia, bem como o encaminhamento para outras Instituições.