O amor é a força propulsora do universo
Nossa Missão
Contribuir para o despertar da autoconsciência e da autodeterminação do ser humano

Unidades de Serviços

Núcleo de Psicologia - Psiharmonia 

O Núcleo de Psicologia PsiHarmonia foi idealizado pelo psicólogo Adenáuer Novaes, um dos fundadores da Fundação Lar Harmonia. E, em 1996, como o trabalho pontual de atendimento terapêutico às crianças da Escola Integral Allan Kardec, realizado em parceira com a Universidade Federal da Bahia, na pessoa da Professora Analícia Calmon, essa ideia adquiriu forças e o projeto de criação de um núcleo de serviço para atendimentos terapêuticos à população em risco social, começou a ser elaborado.

O próximo passo foi o de divulgar a ideia, buscar parcerias e reunir voluntários para compor a equipe de trabalho. Para isso, foram realizados contatos com várias instituições de ensino superior que ministravam o curso de Psicologia em Salvador-BA.

Em 2003, o Núcleo de Psicologia PsiHarmonia foi constituído.  Na época, a equipe era formada por oito voluntários, entre psicólogos, terapeutas e estudantes, e dispunha de apenas uma sala para os atendimentos. À convite da Fundação, as psicólogas Lucy Regis (coordenadora) e Camila Novaes (vice-coordenadora) assumiram a coordenação dos trabalhos. O Núcleo tinha como propósito inicial a prestação de assistência psicológica aos alunos da Creche Escola Teresa Cristina, da Escola Allan Kardec e à população carente do Bairro da Paz, Alto do Coqueirinho e Baixa do Tubo.

Ao longo de seis anos de existência, constatou-se um aumento significativo na demanda, tanto de pessoas que buscavam o atendimento no Núcleo quanto de profissionais e alunos que desejavam se voluntariar. Estes fatores refletiam o reconhecimento dos serviços prestados pela equipe PsiHarmonia e da expertise do Núcleo em ser um motivador, proporcionador e multiplicador do saber psicológico teórico e prático.

Por se tratar de um elemento dinâmico, O Núcleo de Psicologia PsiHarmonia, no decorrer da sua existência, passou por modificações estruturais:

  1. Ampliação gradual do número de voluntários  − o Núcleo mantem na equipe a média de cinquenta voluntários.
  2. Ampliação do público beneficiado − o Núcleo atende pessoas carentes, que não possuem condições financeiras para arcar com o custo do atendimento psicológico particular, residentes na região metropolitana de Salvador e Lauro de Freitas.
  3. Realização de convênios com universidades que possuem curso de Psicologia e cursos de formação de terapeutas e arteterapeutas em caráter de pós-graduação.
  4. Ampliação da equipe de coordenação do Núcleo.
  5. Ampliação do espaço físico. Em 2008, o PsiHarmonia passou a ocupar um andar no Edifício do Centro Médico-Odontológico Eurípedes Barsanulfo, dispondo então de oito salas para atendimentos, recepção e uma sala maior para reuniões.
  6. Contratação de uma recepcionista para o Núcleo em 2011.

A partir destes incrementos, o Núcleo PsiHarmonia ampliou o leque de serviços oferecidos à população carente:

  1. Triagem de pessoas que desejam ser atendidas pela equipe do Núcleo.
  2. Atendimentos psicológicos individuais a crianças, adolescentes e adultos.
  3. Grupo Arco-íris − desenvolve trabalhos com alunos da Creche Escola. De março de 2009 a abril de 2012. Temporariamente suspenso.
  4. Grupo UNIARTE − formado por arteterapeutas, o grupo desenvolve trabalhos com alunos da Creche Escola. Em atuação desde maio de 2009.
  5. Grupo de Psicologia Social − realiza palestras nas comunidades carentes atendidas pela Fundação e, futuramente, deverá desempenha trabalho com grupos e temas específicos. Atualmente em formação
  6. Grupo de atuação junto à equipe da Creche – desenvolve encontros para acolher a demanda da equipe e promover a ampliação de conhecimentos e o bem-estar psíquico-social. Em atuação desde março de 2010.
  7. Grupo de TCF – Treino de Consciência Fonológica que visa promover o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem dos alunos da Creche Escola. Atividade encerrada em outubro de 2009 por não se enquadrar na proposta atual do Núcleo.
  8. Atendimentos psicopedagógicos para os alunos da Creche Escola Teresa Cristina. Atividade encerrada em julho de 2009 por não se enquadrar na proposta atual do Núcleo.

Equipe de Coordenação do Núcleo é composta por quatro psicólogos:

  1. Adenáuer Novaes – coordenador desde a implantação.
  2. Ângela Simões – coordenadora – desde Jan/2007.
  3. Lucy Regis – coordenadora – de 2003 a Set/2010. Retorno em Jan/2013.
  4. Marcia Xavier – coordenadora – desde Jan/2007.


Ex-membro da Equipe de Coordenação:

  1. Camila Novaes – de 2003 a Jul/2010


MISSÃO

Proporcionar atendimento psicológico gratuito e voluntário às pessoas de baixa renda – com ênfase nas crianças da Creche-Escola Teresa Cristina – contribuindo para a formação de profissionais e ampliando o saber psicológico.

VISÃO

Ser um centro de referência em atendimento, formação e saber psicológico, tendo o corpo de profissionais comprometidos com a excelência nos atendimentos.

COMO ENTRAR EM CONTATO COM O NÚCLEO PSIHARMONIA:

1. Para ser atendido pelos profissionais do Núcleo – (71) 3038-7368 ou 3285-0777 ramal 119.
2. Para participar do Processo de Seleção de Novos Voluntários – nucleodepsicologia@larharmonia.org.br

@larharmonia Estamos buscando voluntários para trabalhar no Lar dos Idosos. Entrar em contato com suzameri@larharmonia.org.br ou… https://t.co/oXvIBboldo
Enviado em: 07/09/2017 | 22:00:14
@larharmonia Estamos buscando voluntários para trabalhar no Lar dos Idosos. Entrar em contato com suzameri@larharmonia.org.br ou… https://t.co/APq2Kit0Ur
Enviado em: 05/09/2017 | 13:00:13
Rua Deputado Paulo Jackson, Nº 560 - Piatã - Salvador-BA - Cep: 41650-020
Tel.: 71 3286-7796 - Email: atendimento@larharmonia.org.br
2012 - 2017. Lar Harmonia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo | Agência Digital