top of page

ULE

Universidade Livre do Espírito – ULE

 

A Universidade Livre do Espírito (ULE) foi criada em 2008 como parte integrante do Centro Espírita Harmonia (CEH) que, por sua vez, integra a Fundação Lar Harmonia (FLH), entidade sem fins lucrativos. Foi concebida como unidade de ensino espiritual do CEH, também sem fins lucrativos, com a finalidade de organizar, aprofundar e divulgar estudos acerca do Espiritismo, sobretudo ampliando seu alcance com os conhecimentos psicológicos atuais, fazendo interface com outras áreas do conhecimento científico que respaldam e aprofundam o conhecimento do Espiritismo.

 

A ULE objetiva o estudo do Espiritismo trazido por Allan Kardec, visando sua difusão, ensino e pesquisa. É seu pilar central levar seus alunos, educadores e colaboradores, bem como todos que acessam seus conteúdos, à consciência de que o ser humano é um Espírito imortal, tendo, como missão, contribuir para o despertar da autoconsciência, da autodeterminação e da autotransformação do ser humano, através da produção, difusão e aplicação do saber espiritual oriundo do Espiritismo, sempre sob a égide dos princípios da ética, da paz, da justiça social, da pluralidade étnico-cultural e da imortalidade, com vistas a sua participação e contribuição no desenvolvimento da comunidade em que se insere e na solução pacífica de seus problemas.

 

Sua matriz curricular é composta por 10 ciclos de estudos, cada um com vinte aulas distribuídas em dias específicos da semana, com duração de um semestre, perfazendo um total de cinco anos. Os conteúdos são planejados de forma sistemática e progressiva, de acordo com o nível de complexidade dos conhecimentos oferecidos.

A ULE conta com a participação efetiva de uma equipe de trabalhadores voluntários para administrar as atividades dos ciclos e acolher o seu corpo discente e docente, todos comprometidos com a missão da Universidade, qual seja, contribuir para o despertar da consciência para a Imortalidade do Espírito.

 

Entre em nosso site: https://www.estudosdoespirito.org.br/

 

 

CICLOS DE ESTUDO DA ULE

 

Ciclo I – O que vou conhecer?

Curso Básico de Espiritismo

Eixo Temático: Eu sou Espírito

Objetivo Geral: Com base nos ensinamentos de Allan Kardec, o Curso Básico de Espiritismo visa apresentar temas básicos e essenciais para o início de uma jornada pessoal, os quais possibilitam ao aluno compreender a sua condição de ser Espírito Imortal.

Livro Texto: Conhecendo o Espiritismo

 

Ciclo II – Quem sou?

Dinâmica Psíquica e Mediunidade

Eixo Temático: Eu sou um Espírito e uso um Perispírito

Objetivo Geral: Como sou espírito imortal, vou buscar me conhecer do ponto de vista funcional, psíquico e mediúnico através da realidade existente.

Livro Texto: Psicologia e Espiritualidade

 

Ciclo III – Com quem estou?

Interações Interexistenciais

Eixo Temático: Eu sou um Espírito e me comunico com outros

Objetivo Geral: Perceber que somos Espíritos imortais e que interagimos uns com os outros constantemente, encarnados e desencarnados, e temos, como ferramenta, a mediunidade, utilizada de forma clara e consciente.

Livro Texto: Psicologia e Mediunidade

 

Ciclo IV – O que sei do mundo?

Fronteiras do Saber

Eixo Temático: Eu sou um Espírito e evoluo com a Natureza

Objetivo Geral: Explorar as ciências e seus saberes, interagir com os conhecimentos construídos através dos tempos, despertar para o que acontece no mundo e filtrar o que já se sabe diante dos conhecimentos adquiridos.

Livro Texto: Filosofia e Espiritualidade

 

Ciclo V – De onde venho?

Fronteiras do Saber

Eixo Temático: Eu sou um Espírito livre

Objetivo Geral: Ao final do ciclo, espera-se que o aluno possa perceber-se como um ser interexistencial integrado a diversas dimensões espirituais.

Livros Texto: Psicologia e Universo Quântico, Nosso Lar, Cidades Espirituais.

 

Ciclo VI – Onde estou?

Autotransformação

Eixo Temático: Eu sou um Espírito em contínuo processo de autotransformação

Objetivo Geral: Levar o aluno à percepção do processo de evolução em que se encontra, entendendo seu atual estágio evolutivo.

Livro Texto: Mito Pessoal e Destino Humano

 

Ciclo VII – Como vivo?

Psicologia do Espírito

Eixo Temático: Eu sou um Espírito, uso uma mente e um corpo físico

Objetivo Geral: Levar o aluno à percepção do processo de evolução em que se encontra, entendendo seu atual estágio evolutivo.

Livros Texto: Psicologia do Espírito, Psicologia e Universo Quântico

 

Ciclo VIII – Como me transformo?

Jesus, o Arquétipo Humano

Eixo Temático: Eu sou um Espírito e percebo minha singularidade

Objetivo Geral: Estimular e facilitar o processo de percepção de ser Espírito imortal e autotransformação por meio da aplicação do Evangelho e integração da mensagem de Jesus.

Livros Texto: Jesus, o Intérprete de Deus. Evangelho e Família

 

Ciclo IX – Como será meu futuro?

Planejamento Estratégico Espiritual

Eixo Temático: Eu sou um Espírito em busca de sabedoria

Objetivo Geral: Ao final do ciclo, espera-se que o aluno possa refletir sobre seu propósito para essa encarnação, enquanto Espírito imortal, definindo de forma objetiva ações que farão parte da construção de seu planejamento estratégico pessoal, auxiliando a definir e manter-se no caminho que o levará ao encontro consciente do referido propósito.

Livro Texto: O Primado do Espírito

Ciclo X – Sou Espírito imortal

Religião Pessoal

Eixo Temático: Eu sou um Espírito que me autodetermino

Objetivo Geral: Oportunizar a jornada da religião formal à religião pessoal, ao encontro com sua verdadeira essência - a espiritual -, sem receio de perder-se de si mesmo.

Livro Texto: Religião Pessoal

ULE EAD

A Universidade Livre do Espírito - ULE - é uma instituição de ensino do Espiritismo, cujos fundamentos são baseados nos princípios básicos da Doutrina Espírita, tendo o educador Allan Kardec como a sua principal referência. Suas aulas são preparadas a partir de uma vasta bibliografia, fazendo interface com outras áreas do conhecimento humano.

Para mais informações sobre a ULE - EAD acesse http://estudosdoespirito.org.br/ ou envie um email para ead@ule.org.br

GRUPOS DE APERFEIÇOAMENTO

 

Os Grupos de Aperfeiçoamento são atividades responsáveis pela ampliação dos estudos espirituais da ULE visando o aperfeiçoamento de seus alunos e trabalhadores, independentemente dos Ciclos de Estudos. É composto pelo Grupo Despertar do Espírito e pelo Grupo de Autoiluminação.

bottom of page